quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Literatura infantil na Feira Cultural e Literária de Três Coroas!!!

Começa hoje, dia 30 de setembro, a terceira Feira Cultural e Literária de Três Coroas e amanhã já terá bate-papos com dois grandes nomes da literatura infantil. O primeiro é o escritor e professor Caio Ritter. O encontro ocorrerá entre as 8h30 e 13h30, na Lona montada em frente ao Centro Municipal de Cultura. No mesmo horário, a Feira também estará recebendo o escritor infantil Mário Pirata, no Ginásio Municipal de Esportes.

Caio Ritter

Mestre e doutor em Literatura Brasileira, Caior Ritter ministra oficinas de criação literária e possui
vários livros publicados, entre infantis, juvenis e contos. O seu mais recente trabalho “Viagem ao Redor de Felipe” foi lançado em setembro pela Editora Projeto e faz parte da Série Nós, na qual participam
outros autores. A Série é dirigida aos jovens leitores que também enfrentam muitos “Nós” em sua vida, “Nós” que precisam ser desatados.

Viagem ao Redor de Felipe trata das relações familiares do menino de 12 anos, abaladas com chegada de um meio-irmão. O episódio acaba confundindo os sentimentos de quem, até então, tinha todas as atenções voltadas para si. Através de uma trama
intertextual, o protagonista, leitor de Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne, mistura ficção e realidade e parte numa outra viagem em busca das respostas de que precisa.

A história nasceu de um sonho do autor, que via um pai entrando em casa com um menino pela mão, causando surpresa e decepção na família, especialmente no filho. Transformada em livro, a narrativa leva à reflexão sobre uma situação delicada e o faz com sensibilidade e bom humor.

Mário Pirata
Também professor, ele se apresenta como poeta, artesão e “brincadeiro”. Na realidade, foi batizado Mário Augusto Franco de Oliveira, mas atende pelo nome de Mário Pirata. Participou de cursos nas áreas de dança, teatro, música. Freqüentou cursos de Psicomotricidade e Recreação Terapêutica.

Começou escrevendo folhetos, circulando em bares, escolas, cinemas, fazendo parte da "geração mimeógrafo" dos anos 70. É autor de "Calcinha rosa na cadeira de balanço" (adulto/Editora Tchê), "As minhocas também amam" (infantil/Editora Sulina) e "Bicho Poesia" (infantil/Paulinas), tem a tradição das edições independentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores